STK_LOGO_ESCURO_01

Inteligência artificial contribui para a inovação do setor elétrico

A inteligência artificial, também chamada somente de IA, é peça fundamental para a modernização dos negócios. 

E não poderia ser diferente no mercado de energia, que vê na inteligência artificial a possibilidade de acelerar o desenvolvimento, impulsionar a transformação energética, promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de atendimento ao cliente.

Benefícios da inteligência artificial no setor elétrico

Na prática, robôs são utilizados para automatizar processos normalmente manuais e repetitivos. Enquanto eles estão ocupados com a parte burocrática, os profissionais ficam mais livres para realizar análises e pôr a criatividade para funcionar a partir dos padrões identificados.

Uma grande vantagem do setor elétrico, inclusive, é que ele é visto como muito rico na geração de dados, o que tende a facilitar a criação de novos negócios e novas ações por meio da inteligência artificial.

Isso ajuda as empresas que investem em IA no ganho de eficiência, produtividade e qualidade na execução de serviços, já que podem usar os benefícios da inteligência artificial no combate a perdas e à inadimplência, por exemplo.

Mandamentos da inovação no setor elétrico

Empresas especialistas em inovação no setor elétrico têm argumentado que os principais mandamentos são digitalização, descentralização, descarbonização e diversificação.

Isso com o objetivo geral de melhorar a eficiência das operações, gerar novos produtos e serviços e também permitir a melhor experiência para os consumidores.

O blog da Stark Electric separou então algumas das possíveis soluções de inovação para o setor. 

Confira:

Controle de gastos

A inteligência artificial possibilita ao consumidor receber informações sobre seu consumo de energia em tempo real. A ideia é facilitar o monitoramento, mas principalmente o controle dos gastos com energia.

Eficiência na manutenção

As aplicações de inteligência artificial tornam as manutenções mais eficientes, como no caso de subestações e redes de distribuição de energia, por exemplo. Além disso, elas possibilitam identificar com antecedência problemas como incêndios, que ameaçam a rede elétrica e o fornecimento de energia para os consumidores.

Personalização dos serviços

Tendência mundial do Marketing, a personalização também deve chegar ao setor elétrico por meio da inteligência artificial. A ideia é segmentar os serviços adequando-os à necessidade dos consumidores. Quem tiver piscina aquecida ou aquecedor, por exemplo, poderá receber uma oferta realmente adequada ao seu comportamento de consumo de energia.

Melhoria da comunicação

Ainda em relação à comunicação, a inteligência artificial permite que o consumidor escolha de forma rápida e simples o serviço mais adequado a sua necessidade e inclusive demande um serviço presencial, se necessário. A IA preserva o histórico do consumidor, o que torna desnecessário recomeçar o suporte toda vez que ele acessar o canal. Além de tornar a comunicação mais rápida e assertiva, essa medida evita aborrecimentos prévios.

Curtiu este artigo?

Aproveite e conte para a gente qual é a inovação no setor elétrico que você aguarda com mais ansiedade!

Posso ajuda-lo?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram