Curto-circuitos? Saiba como se prevenir e evitar acidentes!

A matéria do Fantástico, apresentada neste domingo, dia 10/02, faz um alerta sobre a importância da instalação correta e manutenção de equipamentos elétricos, principalmente em ares-condicionados que são aparelhos que consomem grande quantidade de energia elétrica.
Uma das linhas de investigação sobre o incêndio ocorrido sexta-feira, dia 08/02, no Centro de Treinamento do Flamengo, que tragicamente acabou causando a morte dez adolescentes, aponta que, houve um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado, localizado em um dos quartos do alojamento. O curto-circuito pode ter ocorrido, devido a instalação não estar adequada para suportar as exigências e especificações do aparelho, ou uma interferência externa como as oscilações (aumento das tensões do sistema), relatadas pelos sobreviventes.
Curtos-circuitos, choques, aparelhos danificados e até mesmo incêndios como o que aconteceu no CT do Flamengo, são alguns tristes exemplos do que pode acontecer se a instalação elétrica não estiver adequada. Para evitar tragédias como essas e garantir a segurança, é fundamental fazer periodicamente a manutenção preventiva das instalações elétricas, bem como investir nos melhores dispositivos de proteção contra surtos (DPS).
Confira as dicas que a Stark Electric trouxe, para te ajudar avaliar possíveis riscos:
• Ficar atento aos sinais de perigo;
• Fazer a manutenção das instalações elétricas regularmente;
• Priorizar e investir na proteção da rede elétrica;
• Utilizar produtos (DPS e Disjuntores) com garantia e procedência;
• Controlar o dimensionamento dos cabos;
• Evitar gambiarras, improvisos e sobrecargas;
• Contratar um ótimo eletricista.

Clique aqui e Veja a matéria completa no site do Fantástico.

#incendio #dimensionamento #automacaoindustrial #instalacaoeletrica #energia #choqueeletrico #energia #acidente #projeto #starkelectric #eletricista #eletricidade #tecnicoemeletronica #tecnicoemeletrotecnica #energiasolar #curtocircuito #materiaiseletricos #eletrotecnica #disjuntor #dps #protecao #energiapositiva #eletrica #engenhariaeletrica #engenharia #engenhariacivil #arcondicionado #seguranca

por marketing